Tiago
Novaes
Tiago Novaes é escritor, tradutor e doutor em Psicologia pela USP. Publicou o livro de contos “Subitamente: agora” (7Letras) e os romances “Dionísio em Berlim” (Quelônio), “Os amantes da fronteira” (Dobra), “Estado Vegetativo” (Callis) e “Documentário” (Funarte), que acompanha o longa-metragem “Herança”, dirigido e editado pelo autor.
Em 2013, organizou a antologia “Tertúlia: o autor como leitor” (Sesc Edições), elaborado a partir dos encontros que idealizou, realizados no Sesc-SP. Foi finalista dos Prêmios Oceanos em 2015, Jabuti em 2014 e Prêmio São Paulo de Literatura em 2008. Obteve bolsas de estímulo da Secretaria da Cultura de São Paulo e Fundação Nacional das Artes (Funarte).
Tiago
Novaes
Formado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP, Tiago Novaes estreou com um livro de contos, subitamente: agora editado pela carioca 7letras, e consiste em uma antologia de 20 breves cenários que narram situações cotidianas da cidade de São Paulo. Na época, Novaes vivia no Edifício Copan. Ali se encontram já um desassossego e um interesse pela fotografia e pela formação de novas subjetividades urbanas.
O romance seguinte, Estado Vegetativo, obteve uma bolsa de criação literária da Secretaria da Cultura de São Paulo e foi finalista da primeira edição do Prêmio São Paulo de Literatura. O romance policial protagonizado pelo detetive Guedes foi amplamente coberto pela imprensa. Entrevistado por Jô Soares, Tiago declarou seu desconcerto perante uma literatura bem comportada, de artifícios fáceis.
Há catorze anos, Tiago Novaes vem orientando aspirantes a escritores a encontrarem a sua voz. Por meio de oficinas presenciais (Vera Cruz, Sesc-SP, AIC, Tantas Letras, Casa das Rosas) mentorias individuais e cursos online, Tiago utiliza sua experiência como romancista e sua formação em psicologia e psicanálise para descobrir caminhos de transmissão dos segredos da escrita e da linguagem.