A preparação do romance

O romance é o Everest dos gêneros literários. Até por isso, é um dos gêneros mais sedutores da ficção literária para autores e leitores.

Uma obra leva tempo. Exige que sejamos senhores do nosso desejo e, ao mesmo tempo, estejamos sujeitos a este mesmo desejo. E isso é mais que um paradoxo: é um risco.

Um bom médico não luta com a Medicina. Um bom escritor está sempre lutando com a Escrita.

Quais as principais dificuldades que enfrentamos?

1. Isolamento e falta de referências: Sozinho, um autor se perde. É preciso manter uma distância justa tanto das coisas do mundo quanto dos pares e dos aprendizados da escrita. Mas há uma linha tênue entre o estímulo e a intimidação. Uma relação ruim pode te desestimular.

2. Falta de estímulo e insegurança: Escreve-se com um punhado de dúvidas. Será que sou bom o suficiente? Será que isso é para mim? O resultado sairá lá na frente e depende de fatores que não apenas relacionados à qualidade dos seus escritos.

3. Interrupções e Descontinuidade: Começar a escrever talvez nem seja o mais difícil, e sim perdurar. Começo um projeto e esqueço. Começo outro e esqueço. O romance inacabado é paciente demais: está me esperando no computador ou na gaveta, e não será ele a lembrar que há ali algo importante desejando nascer. Ao mesmo tempo, se me inscrevo em um curso de escrita para que me ajude a prosseguir, sei bem que o curso poderá terminar antes de concluído o romance. Se quero um acompanhamento, o que faço?

Em razão destas dificuldades, muitos bons escritores acabam naufragando. E isso é muito triste.

O que proponho é um recurso que elimine estes três obstáculos.

Sou um romancista e ofereço um curso especialmente para romancistas. Que discuta as questões da escrita pertinentes a este gênero específico. E que seja mais do que uma formação: seja um acompanhamento constante de um percurso.

Afinal, não sabemos se um romance levará três meses ou dois anos para ser escrito.

Depois de quinze anos coordenando oficinas de criação literária, quero propor uma ideia que sempre cultivei. Acho que agora é o melhor momento para este anúncio.

Falemos de A preparação do romance.

Tento resumir aqui a proposta em 3 eixos:

1. A possibilidade de um acompanhamento de leitura e compreensão das obras literárias fundamentais e que todos os romancistas devem conhecer. A possibilidade de obter um material escrito que sintetize questões cruciais e que te ajudem a ler qualquer livro como um escritor.

2. Desenvolver as técnicas do romance num espaço em grupo. Compreender, subverter e recriar tais técnicas. Participar de debates esclarecedores, sem hermetismos desnecessários, mas também sem concessões a simplificações excessivas.

3. Criar em um espaço coletivo de estímulo e continuidade. Discutir trechos escritos de projetos dos participantes. Entender e reconhecer detalhes numa leitura, os erros mais comuns que autores estreantes devem evitar. Não por uma questão de gosto ou de opinião, mas por meio de uma exposição dos detalhes nos estratos da palavra, da frase, do parágrafo, do capítulo, da estrutura narrativa, do romance e, por que não, do conjunto da obra do autor.

Um romance se faz frase a frase, página a página.

Até os meus colegas escritores me dizem:

Tiago, eu fico impressionado com a sua disciplina. Como você faz tanta coisa?

Aqui, neste espaço de formação, vou ensinar a você. Mais: eu vou MOSTRAR para você. E você vai aprender a construir um espaço de escrita sustentável e que se adeque à sua índole e às vicissitudes de seu estilo de vida.

Mas como assim? Como você sabe disso tudo?

Porque além de escritor, sou psicólogo com formação psicanalítica. Transformei o tema em matéria de estudos. Defendi uma tese sobre o assunto na Universidade de São Paulo. E como psicólogo, pude analisar a condução dos afetos e das práticas das atividades criativas. Analisei diários de autores consagrados, relatos sobre o fazer literário e acompanhei a produção individual de centenas de escritores nas aulas e assessorias individuais. Acredite: eu entendo o que te emperra. E muitas vezes o que te emperra é um modo equivocado de abordar o problema. Não estou falando de karmas, mas de dinâmicas psíquicas, de construções do pensamento.

Entendo. E o que o curso oferece concretamente?

Boa pergunta. 🙂

O curso oferece materiais semanais em um campus virtual, além de acesso a um grupo fechado dos romancistas participantes. Eles consistem em:

1. Palestras em vídeo sobre temas específicos pertinentes ao romance (Técnicas e Fundamentos);

2. Análises de romances fundamentais, tanto contemporâneos quanto clássicos (Leituras);

3. Interlocuções com escritores convidados ou profissionais do mundo das letras (Interlocuções);

4. A exposição pessoal dos processos de escrita – conversa com editores, a escolha de um tema, avanços e recuos da elaboração de um romance (Processos);

5. Colóquios Semanais nos quais os textos dos participante são discutidos pelos colegas e por mim;

6. Materiais em PDF com os pontos de destaque dos assuntos abordados no mês, para que você resgate o que discutimos e possa se remeter facilmente a eles quando precisar. Além disso, todo o material pode ser baixado em mp3, para ouvir no caminho da faculdade ou do trabalho;

7. Acesso ao grupo fechado de discussão.

Cursos

Inscreva-se e seja o primeiro a saber da abertura da próxima turma!