Foi piscar e o semestre está terminando.
Com o nosso centésimo episódio, encerramos a terceira temporada de Prelo, o nosso podcast de escrita e publicação. 😊 😊
E enquanto preparamos as surpresas para a quarta temporada, escrevo para deixar você com alguns dos episódios mais populares do programa, para o caso de você ainda não ter tido a oportunidade de escutá-los.
Segue abaixo a lista de cinco dos episódios mais baixados da temporada!
Psicanálise e Resistência à Escrita: Compreender e Elaborar
Que força é esta, que acomete os artistas principiantes e experientes?
Que gravidade é esta, que frustra as nossas intenções mais bonitas, e que surge na hora de escrever, confunde as minhas vontades, adia indefinidamente os meus sonhos?
Que prostração é esta, que faz de minha potência uma impotência, que parece anular tudo o que aprendi, que me esvazia dos meus recursos e me atira numa espiral de autodepreciação e desamparo?
Está em você e em Kafka. Está no primeiro livro e no sétimo. Está hoje, ontem, e daqui a dez anos.
É algo que faz parte de mim e que parece se opor totalmente aos meus interesses.
Como psicanalista, posso oferecer os caminhos da compreensão deste fenômeno. Como escritor e professor de criação literária, posso te ajudar a superá-lo.
Clique para escutar: Prelo #65 – Psicanálise e Resistência à Escrita
Verdade & Epifania: a busca das palavras
“Lutar com palavras é a luta mais vã”, escreveu Drummond certa vez.
Há um emprego casual, corrente, improvisado das palavras. Na escrita, fazemos mais que isso. Todas as palavras estão à disposição: o encanto está na combinação que fazemos dela.
Eis a alquimia.
Quanto mais verdadeira for a palavra, mais forte ela será. E a verdade é um modo de buscar na matéria incandescente da vida esta força que as palavras emanam.
Clique para escutar: Prelo #68 – Verdade & Epifania: a busca das palavras
Por onde começar a escrever: personagens, cenário, rotina de escrita
Esse episódio é para você que está flertando com a escrita, contemplando um horizonte possível de construção ficcional e se pergunta: por onde começar a escrever?
Neste episódio de Prelo, percorremos os fundamentos da escrita criativa para que você possa desenvolver personagens, estabelecer cenários e levantar o alicerce necessário para seguir com a narrativa que deseja escrever.
Clique para escutar: Prelo #86 – Por onde começar a escrever: personagens, cenário, rotina de escrita
Os 7 Pontos Cegos Mais Comuns ao Começar um Livro – E Como Superá-los
O cérebro humano é um verdadeiro milagre. Tessitura de fibras orgânicas, circuito elétrico por onde passam imagens, ideias, pensamentos, memórias visíveis e invisíveis, ele tem também o incrível poder de acobertar aquilo que não podemos ver. Um exemplo fascinante é o do nervo ótico: temos dois pontinhos nos olhos a partir dos quais não conseguimos enxergar, que é por onde passam os nervos óticos.
Mas não vemos esses pontinhos! Por quê? O cérebro “edita” a visão, e substitui a mancha, que poderia nos distrair, por uma ilusão de visibilidade. É por isso que o chamamos pontos cegos.
Dentre as instâncias psíquicas, o ego faz a mesma coisa. O ego é um dos responsáveis pela nossa autoimagem constante, por sentirmos que somos o tempo todo a mesma pessoa. É também o ego que cuida de nós, que busca a preservação de uma integridade identitária. O ego quer nos ver bem. Ele acolhe um conceito sempre particular de dignidade, de preservação. Ele quer o melhor para nós.
O problema é que para isso, ele incorre em alguns lapsos. É por conta do ego que temos – eu, você, todo mundo – dificuldade de reconhecermos um equívoco. O ego não admite erros, porque isso fere a integridade subjetiva que construímos com tanto cuidado, e que nos parece tão frágil de vez em quando.
Em alguns momentos, isso se torna uma complicação. Na hora de fazer ciência, por exemplo, ou de participar de um debate, ou de lidar com frustrações na vida amorosa. E também quando decidimos escrever um livro.
Clique para escutar: Prelo #90 – Os 7 Pontos Cegos Mais Comuns ao Começar um Livro – E Como Superá-los
Psicologia do Tempo Livre: como achar o seu ritmo na hora de escrever
Qual é a relação entre uma ordem monástica grega, seu modo de relacionar-se com a sociedade e a psicologia das emoções positivas para a criação literária?
Como negociar e encontrar um tempo livre para a escrita de seu livro?
Como transformar um obstáculo para a escrita em um ponto de reflexão e inflexão do trabalho?
Clique para escutar: Prelo #93 – Psicologia do Tempo Livre: como achar o seu ritmo na hora de escrever
Grande abraço e até breve!
Tiago