Então você escolheu se autopublicar, na esteira de um movimento vanguardista que tem permitido que novas vozes plurais da literatura sejam reconhecidas. No nosso último episódio de Prelo, prometemos enviar por e-mail os passos a tomar depois de publicar o seu livro.

Se você está por aqui, já deve saber que o trabalho da autopublicação implica em algumas etapas: escolher um bom revisor, encontrar um leitor crítico de confiança, pensar na concepção gráfica que vai saber transmitir a estética da sua prosa e buscar um bom designer para a capa. Depois que você já fez tudo isso, ainda há mais um ritual a ser cumprido: registrar sua obra na Câmara Brasileira do Livro.

Este passo é obrigatório? Se você publicar o seu livro exclusivamente de modo digital – i.e., como ebook nas livrarias on-line –, o registro na CBL e a emissão de um ISBN são desnecessários. Caso opte pela autopublicação impressa, contudo, este registro funcionará como uma identidade do livro. Com ele, você poderá incluir seu livro nas diversas premiações do país, além de conferir à obra um estatuto de legitimidade. Nada contra os fanzines e jornais de faculdade, mas você se esforçou tanto na escrita do seu livro, que seria uma pena não dar este pequeno passo adicional.

A CBL é uma associação do mercado editorial sem fins lucrativos, que tem como objetivo a promoção da literatura e a expansão do setor. A instituição é, inclusive, responsável pelo Prêmio Jabuti. Registrar seu livro por lá significa inseri-lo em um circuito nacional, que fará com que sua obra seja validada, com um número único e uma ficha catalográfica. O registro permitirá que seu livro seja identificado e mais facilmente distribuído.

O processo é bem simples e você pode fazê-lo em poucos minutos. O registro é feito através do ISBN (International Standard Book Number), um sistema internacional de padronização de livros. Assim, sua obra ganha uma identificação numérica de acordo com o autor, país, ano de publicação, e outras informações.

 

 

Preciso ser uma editora para fazer o registro?

Não! Qualquer um pode registrar uma obra na CBL, através de um CPF ou CNPJ, basta ter um cadastro no portal oficial. O cadastro é gratuito, e pode ser feito pelo site: https://www.cblservicos.org.br/isbn/

O site tem uma seção inteira dedicada ao ISBN e às dúvidas mais frequentes sobre o registro. Para emitir com seu CPF, basta selecionar a opção “pessoa física” na ficha de cadastro. Você terá que fornecer seu nome, e-mail, o número de seu documento, e um pseudônimo opcional.

Feito o cadastro, você receberá um e-mail confirmando o login, e está pronto para emitir o ISBN. 🙂

Emitindo a identidade do seu livro

Agora que você possui um cadastro na CBL como pessoa física, você pode registrar até trinta obras sob seu nome.

Faça login no portal, e clique em “ISBN – Adquirir”, como na imagem:

Em seguida, você será direcionado para escolher a modalidade de ISBN que você gostaria de emitir. Selecione a opção “único” para aceder à ficha de registro.

Preenchendo os dados da sua obra

Para completar seu registro, você terá que ter algumas informações em mãos sobre a sua obra. 🙂

Fizemos uma síntese com as principais informações requeridas e algumas dicas sobre como preencher as lacunas.

 

1. Dados da Obra

Titular do ISBN: é você, que acabou de se cadastrar com o CPF. 🙂

Título: Nome do seu livro.

Subtítulo da Obra: Caso houver, preencha com o subtítulo que você escolheu.

Tipo de obra: Selecione “individual”.

Idiomas: Preencha com o idioma em que o livro foi escrito. Você tem a opção de inserir mais de um idioma. 🙂

Tags: Essa lacuna servirá para classificar melhor seu livro. Escolha algumas palavras chaves, como “literatura fantástica”, “antologia poética”, que tenham a ver com a obra que você está registrando.

 

2. Autoria

Nome: Seu nome ou pseudônimo: como você deseja ficar conhecido como autor ou autora.

Profissional: Autor

País: Preencha com o seu país de origem.

Nesta etapa, há opção de adicionar mais de um autor, ou outros profissionais que participaram da elaboração do livro, como ilustrador, revisor, capista, tradutor, ou outros.

 

3. Dados complementares

Agora é a hora de ter aquelas informações mais técnicas à disposição:

Veiculação: Selecione o modo como seu livro circulará: físico ou digital

Formatos da obra: Essa lacuna vai depender do que você selecionou na opção anterior. As respostas mais comuns são “papel”, para o caso do livro físico, ou “livro digital”, para o caso do formato digital.

Páginas: Preencha com o número de páginas.

Edição e ano: Se é a primeira vez que você está publicando este livro, preencha com “1” para edição, com o ano em que ele vai ser publicado.

 

4. Classificação

Agora, você preenche a ficha com informações que você conhece melhor do que ninguém: elas vão ajudar a direcionar sua obra para o seu público alvo ou agrupá-las nas prateleiras das livrarias com outras obras parecidas.

A qual público se destina a obra? Escolha uma das opções disponíveis, de acordo com o que você considera adequado para o seu livro.

Assunto: Neste campo, selecione o que você acha que mais se aproxima da sua obra, mesmo que não seja exatamente o que você imagina.

 

5. Documentação

Para que a CBL possa arquivar melhor as informações do seu livro, você precisará anexar alguns arquivos.

Folha de Rosto: É a página que abre o livro. A ABNT tem um modelo disponível que você pode utilizar.

Sinopse: Este campo é opcional, mas você pode utilizá-lo para contar um pouco mais sobre o seu livro e fazer um resumo do conteúdo. Isso ajuda no arquivamento das informações da sua obra.

Quanto custa?

No momento de elaboração deste tutorial, o registro do ISBN custa R$ 22,00 e fica pronto em três dias úteis. Após o preenchimento da ficha, você será direcionado para o pagamento, e poderá optar pagar por boleto bancário ou cartão de crédito.

Pronto: sua obra agora tem uma identidade própria, e você acaba de completar mais um processo da autopublicação! Agora é investir no lançamento para garantir que seu livro se torne público.

Se você perdeu o nosso papo sobre publicação, você pode escutá-lo aqui. 

Recomendo que não deixe de assistir ao tutorial sobre a inscrição que a Isadora Martins gravou. A Isadora é responsável pelo Suporte & Monitoria do canal e a responsável pela pesquisa para este tutorial que você acabou de ler. 🙂

 

Veja também: